Mitos e verdades sobre a alimentação infantil

 Como melhorar a alimentação infantil

vamos começas esclarecendo alguns mitos e verdades sobre a alimentação infantil

É mito achar que :criança saudável precisa comer muito;

Na verdade: crianças têm estomago menor e suas necessidades calóricas podem variar com a idade,, níveis de atividade física e crescimento. Elas possuem mecanismos naturais que regulam suas necessidades calóricas e nutricionais. Força-las a comer pode gerar aversão ou traumas alimentares.

É mito achar que : não oferecer doces evitará que a criança goste de açúcar.

Na verdade: o paladar doce é inato e pode ter predisposição genética, evitar o contato total com doces pode despertar maior interesse nele no futuro. A melhor abordagem seria apresentar doces em pequena quantidade somente após os 2 anos de idade ocasionalmente e de forma controlada sempre dentro de um contexto de alimentação saudável optando por compotas, geleias  de fruta, sorvetes, e tortas de frutas.

É mito achar que: suco natural é indispensável na alimentação infantil.

Na verdade: apesar de ser natural, o suco pode conter grandes quantidades de açúcar natural d fruta concentrado, sendo preferível incentivar o consumo da fruta in natura o que garante fibras e evita picos de glicose.

É mito achar que: leite com achocolatado é uma bebida saudável para crianças.

Na verdade: o achocolatado contém muito açúcar e seu consumo frequente pode levar a problemas como obesidade infantil, é melhor ofertar leite puro ou batido com frutas ou até mesmo com pequena quantidade de cacau.

É mito achar que: se a criança não come determinado legume não devo mais oferecer.

Na verdade: é comum que crianças precisem de varias exposições a um alimento antes de aceita-lo. Oferte os legumes em preparações diferentes, sem pressão e combine com outros alimentos que a criança conheça e goste de comer.

É mito achar que: crianças pequenas precisem de estimulantes do apetite e suplementos vitamínicos.

Na verdade: uma criança saudável e bem alimentada, geralmente não precisa de suplementos, seu uso indiscriminado pode gerar obesidade infantil. Eles só devem ser usados sobre orientação médica ou nutricional.

É mito achar que : pular o café da manhã é prejudicial.

Na verdade o café da manhã é uma refeição importante, mas forçar a comer pode ser traumático e contraproducente. Ofereça opções saudáveis em pequena quantidade e respeite o sinal da fome.

É mito achar que: comida infantil precisa ser sem tempero.

Na verdade crianças podem consumir alimentos temperados de forma leve e saudável usando ervas e especiarias naturais  melhora o aroma,  ajuda a expandir o paladar.

  

Comentários

Postagens mais visitadas